segunda-feira, 26 de março de 2007

O Evangelho... direto de Connecticut

Os resquicios de neve na grama são visíveis aqui na parte interiorana do estado de Connecticut (USA). Enquanto isso, estou participando de uma conferência de plantadores de igrejas patrocinada pela Redeemer Presbyterian Church localizada em Manhatan, NY. Redeemer foi plantada por Tim Keller no início da década de ´90 com um pequeno grupo de pessoas que acabou se tornando uma igreja forte na cidade. Hoje, com uma frequência de cerca 5 mil pessoas por domingo Redeemer não só tem buscado renovação para a cidade de NY mas também para o mundo como um todo.

A Comunidade Memorial, inclusive, tem sido uma das muitas igrejas que a Redeemer tem ajudado a começar. Aqui na conferência temos plantadores do mundo inteiro (Brazil, Mexico, Argentina, Inglaterra, Italia, França, Alemanha, Holanda, Africa do Sul, China, Bangladesh, Irlanda, Escocia e outros mais) que compartilham deste movimento de expanssão via novas comunidades. A coisa funciona como uma espécie de movimento impulsionado pelo Evangelho.

O que o Tim Keller afirmou à algumas horas atrás foi que: “DEVEMOS NOS APROFUNDAR NO EVANGELHO E LEVAR O EVANGELHO DE FORMA PROFUNDA PARA AS PESSOAS”. Creio que esta seja uma importante observação, visto que a maioria das igrejas encaram “O Evangelho” como algo apenas básico, partindo do ponto de vista que seres humanos precisam deste para se converterem. Em outras palavras: O indivíduo precisa do evangelho para ter o primeiro contato com Jesus sendo que depois, O Evangelho perde sua força pois não é mais necessário já que o cara agora é “crente” . A idéia por aí a fora é que apenas “descrentes” precisam do evangelho. O Evangelho é simples mas ao mesmo tempo é profundo. Sua mensagem é simples mas, não pode ser absorvida de forma simplista. Se um descrentes precisa do Evangelho, então também o crente precisa. Se alguém precisa entender pecado e graça para se chegar a Jesus, este mesmo precisa continuar sendo re-lembrado de pecado e graça para que possa amadurecer espiritualmente e se tornar participante do projeto de restauração de Deus.

Ser participante do projeto de restauração de Deus é compreender que a finalidade da Cruz não visou apenas a redenção de seres humanos mas de toda a criação caída. Por esta razão, Deus se preocupa com as cidades e seus problemas de injustiça como também se preocupa com o meio ambiente. A igreja de Cristo deve alinhar-se porém, a esta visão e funcionar como uma cidade dentro da cidade em busca de uma transformação centrífuga (de dentro para fora), para que a cidade dos homens em que ela está inserida passe a ser mais e mais parecida com a cidade de Deus (refiro-me não a favela do Rio, mas, A Nova Jerusalém).

Enfim, você acabou de experimentar um pouco do que passou pela minha cabeça ao escutar o Tim... Depois volto falando mais sobre as idéias que estão sendo fomentadas aqui...

por Felipe Assis

Nenhum comentário: