sábado, 28 de abril de 2007

Venha e Descanse!

Estou outra vez aqui nos EUA com um grupo de plantadores de igrejas internacionais. Desta vez tenho a honra de estar aqui com meu pai - meu super-heroi em se tratando de plantação de igrejas e os pastores Pedro e Armando, companheiros de ministério em Recife.

O tema que estaremos abordando durante estes próximos dias será: "Venha e Descanse", que expressa uma preocupação pastoral com pastores. Estes precisam ser pastoreados porque pastores são também ovelhas.

Engraçado que nos últimos dias tenho sentido em mim uma necessidade de cuidado; não que o Senhor não cuide de mim, obviamente, mas que existencialmente preciso de seu amparo, de seu carinho, me afirmando, me amando… preciso estar mais perto dEle. É bem comum que como "pastor", guie as ovelhas e se distancie do Supremo Pastor ao mesmo tempo. Isso geralmente acontece quando o foco está no "guiar" e não no "guia". Quando o foco está no "guiar" as ovelhas podem ate descansar, mas o pastor não. Elas podem se saciar, enquanto o pastor se encontra faminto. Isso porque o trabalho do pastor passa a ser individual, pessoal, braçal e, consequentemente, exaustivo. Deixa de ser um trabalho feito por fé e passa a ser um trabalho feito por "obras".

Quando o foco esta no "guia" a coisa se torna diferente, pois aquele que guia as ovelhas passa a ser guiado como ovelha e ao levar as ovelhas aos pastos e às relvas de descanco, o Pastor o alimenta e o faz descansar. Quero comer e quero descansar…

Por Felipe Assis