quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Crime e Castigo

Terminei esta semana de ler “Crime e Castigo” de Fiodor Dostoievski. Uma belíssima literatura, que posso catalogar como “top” pela sua estrutura, e beleza evangélica das suas páginas. Crime e Castigo não é uma leitura simples, confesso que tive que insistir muito no início do livro para prosseguir a sua leitura.

O personagem principal, Rashkólnikov, é um homem angustiado pela sombra de se tornar alguém melhor. O personagem mata uma agiota e a sua irmã. O livro também relata o seu envolvimento com uma prostituta e a grande influência dela, que compartilha algumas leituras da Bíblia. Por fim, Rashkólnikov acaba preso e é levado por 8 anos para uma cadeia na Sibéria. Porém, ao contrário do que se possa pensar, o “castigo” a Rashkólnikov não é a cadeia siberiana, mas a sua redenção e regeneração como indivíduo nos braços de uma prostituta pela Palavra do Evangelho. A graça do Evangelho foi o "castigo" para aquela alma rebelde, desumana, angustiada, e má.

Regeneração não é uma mudança de mente ou propósito feita a base de duros exercícios espirituais perpetrados pelo próprio pecador. Não é conseguida mediante uma forte determinação. Os homens espiritualmente mortos não podem ter nenhum desejo pelas coisas de Deus. Regenerar é obra do Espírito. É um fazer viver para Deus, ou ser despertado da morte espiritual para a nova vida espiritual. É, portanto, uma criação de um novo coração ou de uma nova vida interior, feita unicamente por Deus. Aqueles que nasceram espiritualmente fazem parte do Reino e da família de Deus, unidos misticamente por Cristo.

Escrevo essas linhas, com uma profunda comoção na alma, depois de me inteirar da morte de uma de nossas irmãs, a dentista e membro da nossa primeira Igreja Presbiteriana, Rafaela Arcoverde; brutalmente e covardemente assassinada pelas costas por um indivíduo... talvez... um “Rashkólnikov da vida”. Que Deus tenha piedade desse “Rashkólnikov” e faça-o participar dessa maravilhosa benção da regeneração. Lembrando sempre as palavras de John Newton que "O cristianismo não é um sistema de doutrina, mas um formador de novas criaturas".

Pr. Waldemir Lopes

Nenhum comentário: