quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Jesus, O Caçador de Pipas

Amir era um garoto problemático que cresceu no Afeganistão pré-guerra civil. Seu melhor amigo é Hassan, um garoto de lábio leporino, filho do empregado da família. Hassan fazia tudo que Amir verdadeiramente lhe pedia. Amir e Hassan eram insultados constantemente por Assef, um brigão de uma respeitada família afegã que se uniu aos talibãs após o domínio russo. Em um encontro turbulento com Assef, Hassan protege Amir de uma agressão, ameaçando-o com um estilingue (badoque). Assef e seus capangas recuaram, prometendo vingança a Hassan.

O amigo de Amir é um dos destaques do anual campeonato de pipas, que marca o início do inverno em Cabul. Amir é um mestre na competição e Hassan é um talentoso caçador de pipas (papagaios), alguém que apanha as pipas caídas para consertá-las e exibi-las perfeitas. Aos 12 anos, Amir finalmente ganha a competição. Infelizmente, quando Hassan corre para apanhar a última pipa, ele encontra Assef. Amir vai à procura do seu amigo e acaba testemunhando Hassan sendo brutalmente violentado por Assef. Falta, a Amir, coragem para intervir e ele prefere manter seu conhecimento sobre o fato em segredo. Para que estragar a sua festa de campeonato? – pensa Amir. Não podendo mais tolerar a presença de Hassan em sua casa, pois já o via como um maldito, Amir prepara uma armadilha para seu amigo e irmão, escondendo dinheiro e um relógio de pulso sob o colchão de Hassan para incriminá-lo. Apesar de ser inocente, Hassan prefere assumir a culpa a complicar seu irmão. Hassan é expulso de casa, e ainda que Amir nunca mais tivesse visto Hassan novamente, que acaba morrendo nas mãos dos Talibãs, ele se vê constantemente atormentado por tê-lo traído.
O livro "O CAÇADOR DE PIPAS", um best-seller mundial, não termina ai, porém, muito me chamou a atenção como de uma forma tão inconsciente os escritores acabam deflagrando o Evangelho através dos seus personagens.

A figura de Hassan, se não fora um personagem fictício, poderia ser catalogada como um tipo de Cristo. Pois, do mesmo jeito que Hassan, Cristo foi traído pelos seus, exposto a ignominias vergonhosas, como o ser crucificado nu, e assume a culpa do erro de outros; sofrendo ele mesmo a conseqüência da maldade articulada e executada com maestria pelo seu amigo, Judas. Não é o Nosso Senhor aquele que verdadeiramente vai ao encontro das pipas quebradas - nós, seres humanos, que apanha para consertá-las e exibi-las perfeitas?

E por último, ainda fico pensando em como há pessoas que se comovem e se sensibilizam com uma obra de ficção, a ponto do livro se tornar um best-seller, e ainda assim, muitas dessas mesmas pessoas não dão credito a verdadeira obra realizada no Calvário.

Bom, são apenas pensamentos...

3 comentários:

George Facundo disse...

cara, vou comprar esse livro agoooooora... vc me deixou curioso quanto a ele. mas assim cara, é verdade. penso eu que a biblia é o livro "não lido" mais comentado e discutido da história...

gostei muito!

abraço!

Anônimo disse...

Continue com o blog. É necessário, pois são poucos na rede.
Abraço!

Unknown disse...

Olá,
meu nome é juliana,começei a ler esse livro hj no colegio e eu tenho labio leporino, quando eu li esse livro me espsntei um pouco por causa do menino que tem o msm ''problema'' que eu, alias, no meu caso não tem mais o qeu fazer pois já fiz o que tinha que fazer,só estou com uma pequena cicatriz que mal dá pra reparar!.
O interessante não querendo me achar, msm com isso eu não me acho feia!.Esse livro me deu mais curiosidade de saber mais sobre labio leporino! que antes eu não tinha.
eu tenho msn se alguém quizer ver alguma foto minha ou conversar sobre isso>>>juh-estrel!hotmail.com
bjs e até mais