quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Meet the iPhone

Finalmente matei minha curiosidade.

Coloquei minhas mãos no novo IPHONE. Não é grande demais nem complicado demais, apesar de ser o “boom” do momento no mundo da tecnologia. Na verdade, é bem simples e bem atraente. Tem apenas um botão e uma tela “multi touch”. Inédito. A mídia vem dizendo que é uma verdadeira revolução. A próxima geração de aparelhos de celular onde comunicação em audio será apenas um detalhe.

O que é intrigante é o slogan da APPLE - empresa que produz o IPHONE: “Vivemos para enriquecer vidas”. Para eles, seus produtos são a solução de todos os problemas do homem moderno. Daí, cada vez que uma nova máquina de plástico é lançada, ouve-se deles, através de suas belas campanhas de marketing a seguinte frase: “Meet the ....” que significa conheça ou apresentamos o... (nome do produto).

Será que máquinas que facilitam nossas vidas nos enriquecem ou nos empobrecem? Tenho certeza que, financeiramente somos empobrecidos, já que o custo para se obter qualquer um desses aparelhos é altíssimo. Conheço inclusive alguns que jogam todo seu salário mínimo em cima de um celular com uma câmera. Mas, e existencialmente?

Se respondermos afirmativo, refletiremos a realidade virtual do filme MATRIX, onde vemos uma humanidade controlada por máquinas. Nesse caso precisamos tomar a pílula vermelha que nos leve a uma outra dimensão para então redefinirmos o que é liberdade, ou, o que é escravidão, ou ainda, o que é riqueza e o que é pobreza.

por Felipe Assis

Nenhum comentário: